PDJ - AUDITORIA

 

PDJ - AUDITORIA -ESTRUTURAMOS O SEU CONDOMÍNIO

 

 

Administrar com segurança e objetividade a rotina condominial é o "Preciso Ideal" de todos envolvidos nessa árdua tarefa; síndico, condôminos, administradora, contador,advogado e demais funcionários, devem se esmerar para que a administração dos procedimentos fluam harmoniosamente.

Nem sempre, por motivos diversos, muitas vezes independente da vontade dos diretamente responsáveis, essa coesão é possível.

Num enfoque abrangente, segmentando as várias fases processuais, consegue-se uma dinâmica operacional satisfatória, eliminando ao máximo os chamados "gargalos sistêmicos" que geralmente acobertam ineficiências ou fraquezas operacionais.

Essa é a nossa especialidade!

 


APRAZAMENTO
 
Em circunstancias normais, a nossa cobertura terá a duração de 180 horas, nunca ultrapassando três (3) meses do calendário.
 
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS
 
A bem da verdade, não são raras as fraudes na gestão condominial; felizmente as intensificações dos controles e "olhos atentos" dos condôminos, cada vez mais atualizados e participativos, quanto aos seus inúmeros direitos, deveres e responsabilidades, respaldados pelas leis que os amparam, reduzem drasticamente esses crimes de responsabilidades. Todavia, a Administração Condominial de forma objetiva e inteligente depende de conhecimentos específicos e profundos de todos os segmentos que envolvem esse tipo de estrutura.
É um pensamento simplista e até ingênuo, supor que um rastreamento superficial dos atos e fatos administrativos possam diagnosticar e prever eventuais deslizes; em casos críticos, quando se apura algo que foge dos procedimentos geralmente aceitos, é tarde e com ônus irreversíveis para todos.
Mesmo com profissionais qualificados e com conhecimentos contábeis e legislativos, como por exemplo o Contador Responsável pelo Condomínio, o escrutínio sistêmico se faz necessário.
É ai que entra a (AOF) Auditoria Operacional Fluxografada, um conjunto de técnicas e procedimentos específicos que de uma forma objetiva efetuam uma radiografia de todo o sistema operacional do condomínio.
 
Analisar a área controlada, detectando suas deficiências de controle interno;
 
Efetuar testes sobre as áreas criticas encontradas;
 
Elaborar recomendações de controle interno que sejam significativas para a segurança patrimonial e a eficiência operacional do condomínio;
 
Passaram a representar operações exponenciais e necessárias no dia a dia. Visando essas metas fundamentais, desenvolvemos um programa especifico, que de uma forma sintética elencamos a seguir:
 
OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DA AOF
 

A (AOF) Auditoria Operacional Fluxografada é uma técnica especial e padronizada à disposição dos administradores do Condomínio. O trabalho passa a ter uma conotação mais profissional, com maior planejamento, dando aos administradores e condôminos mais segurança e flexibilidade.

Basicamente, a AOF vislumbra dois objetivos fundamentais que são:

1 ) Objetivo Principal (necessário ou obrigatório)

2) Objetivo Secundário (Optativo)

 
OBJETIVO PRINCIPAL
 
Assegurar a fidedignidade e integridade da informação.
 
Assegurar a observância de políticas, planos, procedimentos, leis e regulamentos.
 
Assegurar a proteção dos ativos.
 
Assegurar o uso eficiente e econômico dos recursos.
 
Assegurar a consecução dos objetivos e metas estabelecidas para operações ou programas.
 
Assegurar a precisão e a fidedignidade dos registros e relatórios contábeis.
 
OBJETIVO SECUNDÁRIO
 
Proporcionar à Administração, ao Síndico e ao contador, conhecimentos suficientes dos assuntos do condomínio para que possam oferecer aos condôminos, sugestões oportunas, objetivando fortalecer o controle interno, aumentar a eficiência do sistema contábil e melhorar o planejamento tributário e financeiro
 
VANTAGENS DA AOF
 
Em virtude de sua concentração na análise operacional, dissecando os sistemas, a AOF oferece inúmeras vantagens, das quais, na nossa opinião, apontamos as mais relevantes:
 
Sugestões sobre sistemas;
 
Racionalização do esforço gasto pela administração;
 
Economia com troca e treinamento de pessoal;
 
Aproveitamentos dos fluxogramas por diversos setores.
 
SEGMENTOS A SEREM ANALISADOS E FLUXOGRAFADOS
 
Em linhas gerais, salvo situações especificas, os segmentos a serem avaliados são sete (7), a saber:
 
A ) Administração
 
B) Receitas, Valores a Receber, Recebimentos
 
C) Despesas, Contas a Pagar, Pagamentos
 
D) Pessoal
 
E ) Legal/ Fiscal
 
F) Contabilidade
 
G ) Gestão Condominial
 
Neste último segmento, uma ressalva significativa
 
Com o advento da informática, principalmente a WEB (Internet), incontáveis sites com seus programas de gestão proliferam e bombardeiam os buscadores desses tipos de recursos, criando muitas vezes dúvidas e tomadas de decisões até certo ponto ineficientes ou mesmo inócuas.
 
Costumamos afirmar:

"PIOR DO QUE O CONDOMÍNIO SEM ADMINISTRAÇÃO É O CONDOMÍNIO MAL GERIDO"

 
Em vista disso, efetuaremos um avaliação criteriosa no software de gestão condominial quando existente e, caso não haja ou mesmo não ofereça as condições aos Administradores Condominiais, Contabilistas e Síndicos todos os benefícios de um software base web, temos condições de sugerir, não recomendar,  alternativas.
 
RESSALVA
 
Não temos nenhum compromisso formal com Gestores de Condomínios e, por principio ético, não somos remunerados de forma alguma por eventuais escolhas; contratos, formas de pagamentos, cursos, treinamentos, atendimentos on-line, são procedimentos totalmente independentes do que a PDJ - Auditoria propõe.
 

Consulte-nos sem compromisso

 

 

O suporte de todo o trabalho fundamenta-se na experiência do titular responsável, em mais de 30 anos  de atividades em empresas como: Alcan, Brasimet (Grupo), CBS, Coop.Paulista, Firestone, Kodak, Luxobell, Pignatari, Sama, Siemens, Souza Cruz e outras de menor porte.


Voltar